Clique pra ver o trailer

Punk series

Postado em: 29 de março de 2020

Séries

Você não precisa ser fã de rock para saber que o punk foi um dos maiores movimentos musicais do mundo. O ritmo acelerado e rasgado, as roupas e atitudes se tornaram impossíveis de se ignorar. Na série documentário americano, nós podemos ver grandes ídolos do punk falando sobre o início do movimento e todo o cenário na época.

Sinopse Punk

No início dos anos 70 o cenário do rock viria a passar por uma grande mudança. Fosse em Nova York (EUA) ou em Londres (Inglaterra), existiam jovens mudando o cenário musical para sempre. Aliás, ainda existe uma controvérsia em onde nasceu o movimento punk.

Em Punk nós podemos ver durante os episódios a ascensão do movimento principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra. O documentário começa em Detroit (EUA) com o intuito de mostrar como a banda MC5 mudou o cenário musical. Após isso, somos levados para Nova York e vemos o início de tudo. Em seguida vamos para Londres. Logo após voltamos para os EUA e por aí vai. É um verdadeiro tour musical.

Vemos como bandas como Sex Pistols, Ramones, The Clash, Blondie, MC5, The Stooges, Black Flag, Dead Kennedy’s e muitas outras mudaram a vida de muitos jovens. Mesmo que muitos não entendessem o movimento. Também vemos alguns takes no famoso CBGB, onde as principais bandas tocaram.

O documentário Punk ainda mostra o nascimento da subcultura hardcore e como os padrinhos do punk se sentiam incomodados com toda a violência. Além disso, ainda podemos ver o surgimento do grunge e o sucesso de bandas que ainda estão em atividade como Green Day e The Offspring.

O punk não morreu

Punk é um ótimo documentário para aqueles que curtem o estilo musical, uma vez que eles trouxeram grandes nomes para participar das filmagens. Iggy Pop, Marky Ramone, Debbie Harry (Blondie), Joan Jett, Johnny Rotten (Sex Pistols) e muito mais participam das filmagens. O documentário também é excelente para quem busca conhecer mais sobre o início do movimento punk, que mudou o cenário do rock.

O documentário também dá foco ao início ao sucesso do Nirvana e como Smell Like Teen Spirit agradou aos ouvidos do público. Em alguns momentos, é pedido para que alguns ídolos coloquem LP’s de bandas do punk para tocar. A satisfação no rosto de cada um deles ao ouvir a música é maravilhosa. Ressalto para as reações de Marky Ramone e Billie Joe (Green Day).

Os diretores trazem para o espectador um viagem ao tempo, com diversos takes de shows do Ramones, Sex Pistols, MC5, The Stooges, Bad Braind, dentre outras bandas que ajudaram a ascender o movimento. Além disso, o diretor incluiu trechos de outros documentários sobre punk realizados na época.

É interessante ver como os produtores buscaram mesclar passado e futuro, com ícones atuais e antigos falando sobre o que é punk. Sobre como o movimento ajudou a formar novos artistas e a moldar uma sociedade. Portanto, se você deseja algo diferente e envolvente para assistir, Punk é a escolha certa.

Opinião

Eu sou uma pessoa suspeita para falar, uma vez que o punk está presente na minha vida desde meus 6 anos. O documentário é excelente e me trouxe a mesma animação que sempre sinto ao ouvir as músicas. Também achei interessante que eles trouxeram a grande maioria dos ídolos para participar.

O ponto mais interessante de tudo é como eles compartilham da mesma paixão e a cultivaram durante todos esses anos. Além disso, mostram que o punk não é apenas um adolescente com raiva. É um movimento tão libertador quanto todos os outros. Por isso documentários como esse são tão importantes.

A série documentário possui quatro episódios com duração de 52 minutos. A direção é de Jesse James Miller. Punk está disponível no Globoplay e também no site da Epix. Isso só mostra que, apesar do que falam O punk não morreu!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff