Crônicas de Artur livros

Postado em: 15 de abril de 2020

Livros

“A vida é uma brincadeira dos deuses e não existe justiça Derfel. Você precisa aprender a rir ou então vai simplesmente chorar até morrer.”

Escrever sobre Crônicas de Artur sem parecer um fã aficionado é difícil, talvez tão difícil quanto escrever uma trilogia sobre o Rei Artur com uma ótica mais realista e baseada em fatos históricos. Mas é reconfortante saber que Bernard Cornwell conseguiu provar que ao menos um dos dois cenários acima é possível.

Crônicas de Artur 

Como você deve ter imaginado, a trilogia Crônicas de Artur (ou Crônicas do Senhor da Guerra) conta a história do personagem folclórico inglês Rei Artur. Porém, diferente das versões mais conhecidas, saem os grandes castelos, cavaleiros perfeitos e armaduras reluzentes e entram casas de palha, guerreiros falhos e paredes de escudo.

Para conquistar isso, Cornwell se baseou em fatos e descobertas históricas para colocar Artur não como um rei na alta idade média e sim um comandante militar em uma Inglaterra caótica recém livre do domínio romano. O que por si só já traz um grande diferencial a obra e a deixa ainda mais atraente.

A maneira que Cornwell escolheu para contar a história de Artur é também ainda mais interessante. Nela temos como protagonista não Artur, mas sim Derfel, um personagem totalmente ficcional, mais humano e não tão grandioso que acompanha os grandes acontecimentos da história, um “truque” muito utilizado pelo escritor em suas obras. Durante a trama vemos Derfel crescer de um menino órfão assustado, até virar um dos mais importantes guerreiros da Britânia.

Pontos em destaque  

É impossível falar de Cornwell sem destacar a habilidade do escritor em escrever batalhas. Se você acha que escritores mais conhecidos como Tolkien ou Martin conseguem descrever batalhas medievais épicas, prepare para ter seu mundo abalado ao ler as obras de Cornwell. 

Na trilogia de Artur, em inúmeras vezes podemos ver o escritor inglês demonstrar essa sua habilidade e em diversas delas, impressiona o quão realista, horrível e caótica essas batalhas possam ser. 

Porém, nem tudo são lutas e guerras na história de Derfel.Temos tempo também para traições, disputas religiosas entre celtas e cristãos, intrigas políticas e até mesmo belos romances. Todos os fatores muito bem amarrados entre si, que deixam o leitor ainda mais próximo de Derfel e companhia.

Sem esquecer que o Merlin de Cornwell é, provavelmente, a melhor representação do mago já feita. Neste Merlin, temos um druida sábio, influente e extremamente engenhoso. A “magia”, se podemos chamar assim, é utilizada de maneira extremamente sábia pelo escritor, de uma forma muito mais tênue e mundana deixando a história ainda mais realista.

Opinião  

Não é a toa que Crônicas de Artur é uma das minhas sagas literárias preferidas e, na minha opnião, a melhor obra já finalizada escrita por Bernard Cornwell. Nela, o escritor inglês, muito conhecido por suas “ficções históricas” consegue alinhar lendas inglesas, contos, batalhas e fatos históricos com uma trama extremamente interessante e engajante. 

É uma dica especial para quem quer começar a ler Cornwell mas tem medo do tamanho de As Aventuras de Sharpe ou As Crônicas Saxônicas, a obra mais conhecida do autor mas que possui 11 volumes e ainda não foi finalizada.

Inclusive, se você gosta de Game of Thrones e Vikings mas tem preguiça de ler livros gigantescos, esta pode ser uma excelente porta de entrada para a literatura do gênero. 

É uma obra interessante seja para quem quer ler uma história medieval diferente, para quem quer saber mais sobre o cenário histórico da Inglaterra antes das invasões nórdicas e até mesmo para aqueles que estão cansados de ler sempre as mesmas histórias não realistas. 

Mas, um aviso é importante: caso você venha a ler, prepare-se para que todas as outras histórias sobre o Rei Artur se tornem fracas e sem sal, e que o Artur de Bernard Cornwell se torne o único possível para você.

Onde Encontrar

As Crônicas de Artur foram publicadas aqui no Brasil pela Editora BestBolso e você pode encontrar tanto o box completo das três edições quanto os livros individuais em lojas online como Amazon, Cultura e Submarino, em edições físicas e eBook.

Rainer Pompermayer

Bávaro fanático, baixista, mestre de piadas ruins e nerd inveterado. As vezes escrevo sobre coisas que amo, sejam elas sobre futebol, música, cultura geek ou literatura.