Clique pra ver o trailer

Drácula (1931) cinema

Postado em: 13 de abril de 2020

Cinema

Existe uma beleza em clássicos preto e branco do cinema. Algo que remete à magia do cinema em seu início. Com Drácula não poderia ser diferente. Quem não conhece a história do vampiro da Transilvânia com certeza estava preso em um universo paralelo ao nosso. Diversas versões sobre a história já foram feitas, mas acredito que a produção de 1931 mereça o maior destaque.

Sinopse Drácula

Em uma noite sinistra, conhecida na Transilvânia como “Walpurgis”, o advogado Renfield (Dwight Frye) faz a travessia de carruagem para chegar ao castelo de Conde Drácula. Contrariando o povo da região, e incrédulo que seu cliente se trata de um vampiro, Renfield segue seu caminho para chegar ao castelo, pois necessita fechar o contrato de aluguel de uma propriedade em Londres. 

Durante o trajeto ao castelo, o advogado percebe algumas peculiaridades, inclusive ao perceber que no lugar do cocheiro encontram-se um morcego. Chegando em seu destino, é recepcionado pelo próprio Conde Drácula (Bela Lugosi). Ao oferecer vinho misturado com uma droga ao seu hóspede, Drácula deixa Renfield inconsciente. Após isso, ele o hipnotiza e transforma-o em seu escravo e deixando Renfield responsável pelo transporte de Drácula e seu caixão até Londres de navio (Vesta).

Ao chegarem em Londres, toda a tripulação do navio está morta e o único sobrevivente é Renfield. Entretanto, como o advogado se mostra completamente enlouquecido e se alimentando de pequenos animais, ele é levado para um manicômio. Com isso, Drácula já começa seus ataques noturnos em Londres.

Drácula atrai Mina Seward (Helen Chandler), filha do Dr. Jack Seward (Herbert Bunston), cuidador do manicômio. Em seguida, Mina começa a agir estranhamente e seu pai decide chamar o um amigo, o Dr. Abraham Van Helsing (Edward Van Sloan), para ajudar a entender o que está acontecendo com ela. O Dr. Van Helsing percebe então que a Mina foi vítima de um ataque de vampiro. Ao encontrar o Conde Drácula, identifica ele como o responsável pelo ataque.

Pontos em destaque

Drácula de 1931 é um filme que todos deveriam assistir. Não só pela história que é clássica mas também por toda a beleza de um filme antigo. Uma coisa é assistir um filme atual baseado em uma época, outra coisa é ver um filme realmente dessa época. O preto e branco, as atuações, as maquiagens, as roupas, tudo torna a experiência cinematográfica extremamente agradável aos olhos. Como nós vivemos em um era tecnológica, ver como eram feitas as trocas de cena e os efeitos pode parecer um pouco cômico. E são nesses pontos que é preciso enxergar a beleza do filme. 

Aliás, a falta de trilha sonora também é um detalhe que não pode passar despercebido. Percebe-se a diferença a falta de uma música de impacto faz em cenas de tensão. Além disso, os efeitos de fade-out e fade-in para a troca das cenas também valem ser ressaltados. Na época, esses efeitos eram comumente usados nas edições dos filmes.

Outro pronto que vale ser destacado é a atuação de Bela Lugosi. A sua performance como Drácula definiu como o personagem seria visto futuramente. O seu visual, o sotaque, a postura, tudo isso ainda é marcante na história do cinema. Assim como Lugosi definiu Drácula, Drácula também definiu Lugosi. Logo após seu sucesso como o vampiro, Lugosi continuou se dedicando aos filmes de terror.

Opinião

Se você deseja assistir algo diferente do que está nos catálogos de streaming, Drácula é uma excelente pedida, até pelo tempo “reduzido” da obra, que é mais curta que filmes atuais. Mesmo que eu seja suspeita para falar, pois adoro filmes clássicos em preto e branco, Drácula de 1931 possui uma beleza em todos os aspectos. O desenrolar da história, a cenografia, as atuações, a maquiagem, tudo se torna atraente para o espectador. Além disso, é uma história que todos devem conhecer.

Drácula é uma produção da Universal Studios, onde o diretor Tod Browning adaptou o seu roteiro através da peça de teatro homônima de John L. Balderston e Hamilton Deane. Estes, se basearam no livro de Bram Stoker. O filme possui apenas 1hora e 15 minutos de duração.

Bom filme!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff