Clique pra ver o trailer

A Rainha cinema

Postado em: 14 de abril de 2020

Cinema

Há 68 anos estamos acostumados a ouvir sobre os acontecimentos durante o reinado da Rainha Elizabeth II. Escândalos, traição, divórcios, mortes e muitas outras situações “cabeludas” foram excessivamente expostas em televisões, rádios e jornais. Em A Rainha, o foco é a reação da família real britânica com a morte de Lady Diana.

Sinopse A Rainha

O filme começa com a eleição de Tony Blair (Michael Sheen) para primeiro-ministro britânico em 1997. Na época, essa era uma preocupação para a Rainha Elizabeth II (Helen Mirren), uma vez que o candidato buscava modernizar a monarquia. Pouco tempo após o início de seu mandato, um acidente abala toda a população mundial. Em 31 de agosto de 1997, Lady Diana vinha a falecer após um acidente de carro em Paris.

A tragédia comoveu não só o povo britânico, mas pessoas e ícones de diversas partes do mundo se mostram abalados com a perda. No entanto, as ordens da rainha eram de que o luto da família deveria ser contido e privado, não sendo necessário ser levado ao público. Algo que Tony Blair não concordava e tentava mostrar a rainha que o povo precisava de uma demonstração vindo da família da soberana.

Conforme os dias vão passando, a rainha Elizabeth começa a ser cobrada pelo povo e pelas emissoras e jornais para que “mostre algum respeito” em relação à morte da ex princesa de Gales. Nisso, Tony Blair começa a buscar medidas que aproximem o povo da família real e as apresenta para a rainha. Embora não concorde que o luto da família seja palco para a mídia, Elizabeth II acaba aceitando executar o protocolo real para o sepultamento de Diana. Além disso, ela também faz um pronunciamento ao vivo agradecendo as condolências do povo e exprimindo o pesar da família.

Pontos em destaque

Apesar de serem muito comuns, todos os filmes sobre a família real britânica possuem cada um as suas particularidades. No caso de A Rainha, o primeiro ponto é a escolha da trama do filme. É de conhecimento de todos que Elizabeth II e Diana Spencer não se entendiam muito bem. A princesa de Gales agia de forma controversa a qual a rainha acreditava. Isso acabou por gerar diversos conflitos familiares. Além disso, Lady Di era uma pessoa popular a aclamada pelo público, algo que incomodava muito Elizabeth II.

Outro ponto que vale destaque é para a atuação de Helen Mirren e Michael Sheen. Helen consegue demonstrar como o peso da coroa está presente no íntimo da rainha Elizabeth. Porém, acredito que houve um certo exagero ao mostrar cenas com a rainha chorando. É, também de conhecimento geral, que a rainha é uma pessoa emocionalmente contida. Já Michael Sheen consegue expor a vivacidade de Tony Blair com perfeição. Tornando as cenas com o primeiro-ministro mais envolventes e interessantes.

No entanto, o destaque principal vai para a forma como o filme se desenvolve. São mescladas takes reais com cenas do filmes. Takes de noticiários, da comoção britânica, entrevistas com a população, tudo isso são cenas que foram gravadas na época. Isso faz com que o espectador consiga sentir a dor da população com a perda de uma figura tão importante como a de Lady Diana.

Opinião

A Rainha é um filme bom. Não é um dos melhores filmes que já assisti na vida, mas possui uma premissa interessante. Acho que o fato de terem colocado gravações da época foi algo que deixou o filme mais envolvente. Algo que também faz o filme ser uma boa escolha é que, para quem assistiu The Crown, as diferenças de cenário e da postura da rainha Elizabeth podem se destacar. Além disso, gosto também de como James Cromwell executa muito bem o papel de príncipe Philip.

Outra coisa que me despertou o interesse nesse filme é como o diretor buscou sempre mostrar o lado público de Diana entrando em conflito com a versão conhecida pelos familiares. Esse ponto é bastante explorado durante a produção.

Informações complementares

O longa metragem foi indicado em seis categorias do Oscar, quatro do Globo de Ouro e dez do BAFTA. Helen Mirren ganhou as três premiações como Melhor Atriz em 2007. Além disso o filme levou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro e o BAFTA de Melhor Filme.

A Rainha é do ano de 2006 e possui 1 hora e 40 minutos de duração com as filmagens sendo realizadas no Reino Unido, Itália e França. A direção é de Stephen Frears. Produção ficou por conta de Andy Harries, Christine Langan e Tracey Seaward. O roteiro é de Peter Morgan.

Bom Filme!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff