Clique pra ver o trailer

Unbelievable series

Postado em: 18 de dezembro de 2019

Séries

Séries e filmes possuem o poder de mexer com nossos ânimos. Mesmo sendo ficção, acabamos por entender alguns sentimentos que são transmitidos pela tela. Com Unbelievable não poderia ser diferente. A série, com um tema pesado e atual, consegue aflorar sentimentos em todos, mesmo naqueles que nunca passaram por uma situação semelhante.

Sobre Unbelievable

Marie Adler (Kaitlyn Dever) é uma jovem de 19 que passou por muito em sua vida. Desde ao maus tratos do namorado de sua mãe durante a infância, passou por diversos lares adotivos até entrar em uma comunidade que ajuda jovens como Marie a se encaixarem na vida adulta. Em uma fática noite, ela liga para o 911 (serviço de emergência estadunidense) informando que havia sido estuprada. Em seguida começa o que seria seu pior pesadelo.

Um detetive chega e começa a interrogar Marie sobre o ocorrido. Entretanto, a reação que ela tem logo após o ocorrido intriga seus antigos pais adotivos e, principalmente, os detetives do caso. Sendo interrogada frequentemente, sendo solicitada a contar o acontecido diversas vezes, acabam ocorrendo divergências entre os relatos. Dessa forma, os detetives creem que Marie estava mentindo. Por isso, eles a forçam a contar o que seria a verdade, apenas para a cabeça deles.

Em paralelo, vemos a detetive Karen Duvall (Merrit Wever) lidar com um caso de estupro em seu condado. Ao compartilhar com seu marido, acaba descobrindo que seu caso é semelhante ao que a detetive Grace Rasmussen (Toni Collette) vem trabalhando no condado vizinho. Karen então resolve ir atrás de Grace para realizarem uma investigação em dupla. Pensando que, dessa forma, obteriam uma chance maior de encontrar o suspeito.

A série vai se desenrolando a partir desse ponto. Então, vemos Karen e Grace lutando para encontrar o suspeito. Enquanto acompanhamos o inferno que se passa na vida de Marie.

Opinião

Unbelievable é baseada em um caso real, onde um caso de estupro foi completamente ignorado pela polícia em 2008. E é, definitivamente, uma série “soco no estômago”. Nenhum episódio é leve e em diversos momentos você chega a ficar agoniado. O tema é muito sensível de ser falado e a forma como a série foi gravada consegue nos provocar raiva, angustia e tristeza.

A gravação da série foi conduzida com flashbacks. Conforme a história vai desenrolando, vemos flashs do caso que aconteceu em 2008 com Marie e em 2011, com as duas detetives buscando encontrar o abusador. E é possível perceber a diferente forma de conduzir os casos entre o detetive de Marie e a dupla de detetives Karen e Grace.

Mesmo com os sentimentos que a série pode causar, é uma série sem nenhum defeito. Antes de tudo, Unbelievable possui uma sensibilidade incrível para retratar o tema e como ele afeta as vítimas. Além disso, a série não é apelativa colocando cenas explícitas para o espectador lidar.

Com 8 episódios de 40 minutos aproximadamente, Unbelievable é uma série bem interessante de se assistir. A direção fica por conta de Susannah Grant, com participação de Michael Chabon e Ayelet Waldman. A série encontrasse disponível na Netflix.

Boa maratona!

Aviso: Algumas cenas podem conter gatilhos para quem é sensível a este assunto. Por isso, recomendo que caso alguém tenha passado por uma situação semelhante ou conhece quem passou, tenha bastante cautela ao assistir.

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff