Clique pra ver o trailer

Gênio Diabólico series

Postado em: 16 de setembro de 2019

Séries

Séries-documentário sobre crimes que aconteceram tem sido uma grande febre na Netflix. Todos querem saber todo o processo por trás de uma condenação em um caso que era julgado como difícil. Um exemplo disso é a série Making a Murderer. E Gênio Diabólico, que foi um caso que mexeu com a população americana por tudo que esteve envolvido, não iria ficar de fora.

Sinopse Gênio Diabólio

Erie, Pensilvânia. Agosto de 2003. O que, a princípio, parecia ser somente um assalto ao banco, toma proporções muito maiores. O entregador de pizza, Brian Wells, é apreendido após assaltar um banco. Mas, após a polícia se aproximar de Brian, percebe que ele está com uma bomba no pescoço. Os policias chamam o esquadrão antibombas, crendo que se tratava de um ataque terrorista. Mas ninguém faz nada.

A medida que o tempo passa, Brian começa a entrar em desespero, percebendo que ninguém iria ajudá-lo a sair daquela situação. “Por que ninguém está tentando vir tirar essa coisa de mim?” pergunta o entregador de pizza. Até que a bomba explode, tirando a vida de Brian.

Após descobrir bilhetes que continham instruções sobre o que fazer após cada etapa do assalto, a polícia começa a investigar quem seria a cabeça por trás de toda essa história. Então, eles descobrem que o última lugar onde Brian entregou uma pizza, era a casa de Marjorie Diehl-Armstrong. Juntamente com Marjorie, estavam Bill Rothstein, Ken Barnes e Floyd Stockton. Que são as peças-chave desse crime.

Logo depois, começam as investigações sobre o que pode ter levado Brian a cometer esse criem. Será que ele havia sido obrigado? Será que ele fazia parte de uma organização criminosa? O documentário busca mostrar para o espectador quem é o gênio diabólico por trás de um crime tão horrível.

Sobre o documentário Gênio Diabólico

A ideia inicial do documentário é do diretor Trey Borzillieri, que acompanhou por anos o caso e manteve contato com Marjorie Diehl-Armstrong. Durante anos ele conversou com Marjorie, na tentativa de arrancar a verdade sobre o caso do Brian. Marjorie foi entregue por Bill às autoridades após assassinar seu namorado da época.

O caso de Brian nunca chegou a ser 100% solucionado. Bill morreu pouco tempo após o assalto, deixando toda a culpa para Marjorie, que insistia ser inocente neste caso. Ken, afirmou diversas vezes que Marge era o gênio diabólico por trás do crime. Mas ninguém nunca foi acusado do caso.

Ao mesmo tempo que todos tentavam acusar Marjorie, ela tentava se esquivar das acusações proferidas contra ela. Ainda mais sabendo que, se continuasse afirmando que Brian era cúmplice do assalto, ela não pegaria a pena de morte.

O que Trey Borzillieri tenta durante os episódios da série-documentário é que Marjorie, juntamente com Bill, Ken e Floyd arquitetou todo o crime para que eles pudessem ter dinheiro. Ken ainda afirma que Marjorie sugeriu essa ideia para que ela pudesse pagá-lo para matar seu pai. Dessa forma ela poderia reaver a herança deixada por sua mãe.

Opinião

Gênio Diabólico é uma série-documentário de apenas 4 episódios, que possuem em torno de 45 minutos cada. E, usando de toda a minha sinceridade, é extremamente difícil de se assistir.

Não só porque se trata de um crime horrível, mas porque a polícia não trabalhou junto com o FBI nesse caso. Diversas informações adquiridas em testemunhos durante as investigações não foram levadas em consideração. Dessa forma, o crime se manteve sem solução por quase 4 anos. Mas, a medida que o tempo foi passando, novas peças-chave apareciam. Logo, o caso conseguiu tomar um rumo para ter algo próximo a uma solução.

Outra coisa que também é muito incômoda durante a série, é que nada foi cortado. Muito menos a cena da morte de Brian. Então aviso de antemão que, caso queira assistir a série, prepare-se para cenas chocantes.

Gênio Diabólico encontra-se disponível na Netflix. Além de Trey Borzillieri, a série também conta com a direção de Barbara Schroeder.

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff