Clique pra ver o trailer

Um Lugar Silencioso cinema

Postado em: 9 de abril de 2018

Cinema

Com o mercado de filmes de suspense e terror em alta, o público acaba se tornando cada vez mais exigente. As pessoas já não querem mais do mesmo. Thrillers que contém jumpscare (técnica para assustar a audiência) em demasia, acabam ficando muito cansativos pois nós, espectadores, ficamos esperando por eles. Mas, Um Lugar Silencioso veio com uma boa proposta para o mercado cinematográfico.

       Sinopse Um Lugar Silencioso

A história se passa em 2020/2021, em uma cidade no interior de um país. Criaturas sensíveis às ondas sonoras tomaram conta do planeta e colocaram toda a população em silêncio. Se você quiser sobreviver, não faça barulho nenhum.

O filme começa mostrando a família Abbot atrás de um remédio. Devido ao fato de eles não poderem emitir nenhum som, eles aprenderam a se comunicar pela linguagem de sinais. Mas é durante o retorno para a casa, um barulho feito pela família acaba sendo fatal.

Um ano após esse incidente, vemos que a família seguiu sua vida e Evelyn (Emily Blunt) está grávida de nove meses. E a família já está se preparando para receber o novo integrante da família da forma mais correta e silenciosa possível. A medida que o filme vai passando, vemos que existe um certo tipo de “vila” de resistência.  E nessa vila, ao anoitecer, os moradores acendem fogueiras no alto de uma torre como forma de se comunicar.

       Opinião

Um Lugar Silencioso me surpreendeu. Eu esperava muitos jumpscares, mas isso é o que menos tem. A pegada do longa é a tensão psicológica. O filme consegue te deixar tenso durante seus noventa minutos de duração. Pois como ninguém pode fazer barulho nenhum, qualquer respirada diferente que a família dá, você já pensa: “Vixe, ferrou”.

O desenvolvimento dos personagens é bom, principalmente de Millicent Simmonds, que interpreta a filha mais velha Regan Abbot. Emily Blunt também não há do que se queixar, sua atuação durante todo o filme é impecável. Em uma das cenas mais tensas do filme, e são várias, você consegue sentir o mesmo nível de tensão que ela. John Krasinki que fez o roteiro do filme, foi o diretor e atuou no longa (como Lee Abbot), foi uma peça fundamental para um bom desenvolvimento da história em todos os momentos.

A sacada principal do filme não é só a tensão psicológica, mas o fato de o filme ser silencioso. Nenhum som é permitido e ninguém pode falar nada. Então, qualquer barulhinho que tem você já está reto na cadeira. Até mesmo quem está assistindo ao filme evita fazer algum barulho.

Se você ainda está em dúvida se deve ir assistir à Um Lugar Silencioso no cinema, minha recomendação é: vá! O filme é excelente e vale muito a pena o ingresso e a pipoca.

Bom filme!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff