Extraordinário livros

Postado em: 15 de agosto de 2017

Livros

Ser criança é extraordinário. Elas podem brincar e se divertir quase sempre, na maior inocência porque não possuem as responsabilidades dos adultos. Elas apenas se divertem do jeito que imaginam. Simples assim. Mas essa diversão não é para todas

Principalmente se essa criança for August Pullman, ou só Auggie. Um garotinho extraodinário de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética e sua sequela é uma severa deformação facial. Desde muito pequeno, Auggie teve que lidar com mais de 20 cirurgias para ser capaz de respirar e se alimentar normalmente. Por causa de tudo o que já passou em sua vida, Auggie é um menino muito maduro para sua idade. Devido a isso, ele nunca teve a possibilidade de frequentar uma escola. No entanto, esse grande dia chega.

Com medo da reação das pessoas por causa de sua aparência, no primeiro dia de aula Auggie vai com um capacete de astronauta. Quando ele chega na escola é obrigado a retirá-lo pois são regras da escola. E este é seu maior desafio. Enfrentar o preconceito e brincadeiras cruéis por parte das crianças de toda a escola todos os dias. Mas aos poucos ele descobre quem são seus amigos. E que eles também são extraordinários.

Quando comecei a ler Extraordinário, logo nas primeiras páginas, já sabia que esse seria um livro que iria me mudar completamente. A história, escrita com tanta delicadeza, faz questão de não ser contada apenas pelo ponto de vista de Auggie. Há também a versão contada por seus pais, irmã e amigos também. Cada capítulo é relatado por uma pessoa que diz como é ser amigo ou parente e sobre como é acompanhar os preconceitos que Auggie sofre por outros olhos.

A autora, R. J. Palacio, soube conduzir muito bem a história trazendo uma leitura simples porque a história é contada sem uma linguagem muito rebuscada. O que faz com que este livro seja para todas as faixas etárias possa ser facilmente compreendido por todos.

Extraordinário é aquele livro que vai te fazer ter uma leitura prazerosa e rápida. O livro possui 320 páginas e é da Editora Intrínseca.

E uma notícia muito boa para encerrar: Extraordinário vai receber um filme que estreia em novembro. Você pode ver o trailer aqui.

Bom livro!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff