Clique pra ver o trailer

O Zoológico de Varsóvia cinema

Postado em: 10 de agosto de 2017

Cinema

Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial por natureza já são tristes, principalmente quando retratam casos reais. Jan e Antonina Zabinski são um casal polonês que abrigaram em sua casa mais de 300 judeus durante a guerra. O filme O Zoológico de Varsóvia conta a história desse casal que arriscou sua vida para salvar o máximo que podiam.

Em 1939, na Polônia, Jan (Johan Heldenberg) e sua esposa, Antonina Zabinski (Jessica Chastain), são os responsáveis pelo zoológico de Varsóvia e cuidam de seus animais da melhor maneira possível. Mas tudo começa a mudar com quando o país é invadido por soldados nazistas e eles tem que se reportar à Herr Lutz Heck (Daniel Brühl). Após um bombardeio e acabar perdendo alguns de seus animais, para tentar salvar os que ainda restaram Antonina faz um acordo com Herr Heck e envia seus animais para a Alemanha.

Mas a importância real desse casal na história da Polônia começa quando um casal de amigos judeus visitam Jan antes de serem obrigados a se mudar para o Gueto, Antonina tem a ideia de abrigar uma amiga na despensa de suas casa para poder salvá-la das atrocidades. Após um tempo, Jan e alguns amigos que eram contra o nazismo e queriam salvar os judeus, tiveram a ideia de fazer do zoológico um lugar para salvá-los. A ideia era deles serem levados para lá primeiro, para depois serem transportados para um novo lugar em que estariam seguros. Para manter isso em segredo e evitar a desconfiança, eles tem a ideia de fazer o zoológico se tornar uma fazenda de porcos e para alimentá-los, iriam recolher os restos de comida no Gueto. E assim Jan teve acesso ao Gueto e foi levando para a casa o máximo de pessoas que ele e Antonina poderiam salvar.

O Zoológico de Varsóvia trata de um assunto delicado, mas não deixa de mostrar a guerra como ela foi. Uma das cenas mais pesadas do filme é quando Jan está passando pelo Gueto e vê uma menina sendo arrastada por dois soldados nazistas para ser estuprada. O desespero, o drama, a tristeza são retratados o tempo todo. Outro destaque que tenho que fazer é sobre a atuação de Jessica Chastain, que foi impecável. Johan Heldenberg também esteve ótimo neste filme. O longa é uma excelente opção para quem gosta de filmes sobre a Segunda Guerra.

Com direção de Niki Caro e roteiro de Angela Workman, o filme é baseado na obra homônima escrita pela autora Diane Ackerman e possui 2 horas de duração.

Bom filme!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff