O Fio da Vida livros

Postado em: 2 de julho de 2017

Livros

Já parou para pensar o que você faria se pudesse viver a sua vida de novo e com isso conseguisse evitar alguns erros, tomar outros caminhos, viver diferentes experiências. O livro O Fio da Vida de Kate Atkinson nos dá a oportunidade de imaginar como seria se viver nossa vida de novo fosse possível.

O livro conta a história de Úrsula Todd, uma garota inglesa que toda vez que morre, volta para o dia do nascimento dela, para que consiga acertar em certos erros que cometeu ou tomar caminhos diferentes de sua vida anterior. A história acontece numa pequena cidade da Inglaterra e se passa durante as duas grandes guerras mundiais. Cada vez que Úrsula renasce, tem a intuição de que precisa evitar certas situações para que não morra de novo. Quando ela revive uma situação de risco, onde ela já morreu antes, é tomada por um pânico inexplicável. Seus pais se preocupam com esse pânico e como ela consegue adivinha que certa situações irão acontecer.

Toda vez que Úrsula altera um acontecimento em sua vida, todo o seu futuro passa a ser diferente. De casamentos à viagens, acompanhamos tudo o que a personagem se permite viver a partir do momento em que tem noção de que sua intuição a ajuda a sobreviver.

O mais fascinante do livro é a forma com que Kate Atkinson o escreveu. Memórias atuais se entrelaçam com acontecimentos do passado fazendo com que entendamos qual o caminho a personagem tomou em sua nova chance. Úrsula é uma garota inteligente e a cada nova vida consegue absorver ainda mais informações. O livro é complexo, mas muito bem elaborado. Kate Atkinson fez um excelente trabalho com este livro.

Opinião pessoal: ainda estamos em Julho e eu considero O Fio da Vida  a minha melhor leitura de 2017. O livro é envolvente e intrigante, fazendo com que a cada decisão de Úrsula, fiquemos curiosos sobre como será a sua vida. Poder nascer de novo e consertar nossos erros é uma das maiores vontades da humanidade e a história nos leva a imaginar como seria viver essa possibilidade. A personagem é cativante, fazendo com que torçamos para que ela consiga acertar o seu caminho e viver uma vida tranquila. Vale muito a pena a leitura!

Páginas: 536

Editora: Globo Livros

Boa leitura!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff