Paris, Texas cinema

Postado em: 19 de julho de 2017

Cinema

Existem filmes que demoram a nos prender atenção e outros que nos prendem logo no início. Paris, Texas consegue fazer isso com poucos segundos de filme pois a cena de abertura consegue tirar seu fôlego de tão espetacular e intrigante.

A história começa com um homem caminhando sem rumo pelo deserto dos Estados Unidos. Exausto e sem memória, um homem o encontra e decide procurar por dados que o façam encontrar sua família. Descobrimos que seu nome é Travis Henderson (Harry Dean Stanton) que estava desaparecido há quatros anos e já sua família já havia aceitado que ele poderia estar morto. Ao receber a notícia de que seu irmão foi encontrado, Walt Henderson (Dean Stockwell) vai ao seu encontro no Texas. Quando Walt o encontra, percebe que Travis já não é mais a mesma pessoa de antes.

Walt decide levar o irmão para morar com ele e sua esposa, Anne, em Los Angeles e dá a notícia de que o filho de Travis, Hunter, está morando com eles e quase não se lembra de sua vida antes do pai e da mãe desaparecem. Aquilo parece abalar Travis, mas ele está disposto a consertar a relação com seu filho. Por mais que Walt tente, ele não conta por qual motivo ele e sua esposa, Jane, desaparecem sem deixar notícias. Mas pistas vão sendo dadas e Travis decide sair pelo mundo novamente para encontrar sua esposa.

Se posso dar a minha opinião, o filme é maravilhoso! O sofrimento é perceptível em todos os detalhes do filme, sendo retratado com delicadeza, até mesmo no cuidado que Travis tem para se reaproximar de Hunter. Sem contar as paisagens que nos são apresentadas durante todo o filme. O filme foi considerado uma obra prima cinematográfica na época, foi aclamado pelo público e pela crítica e venceu o Festival de Canes em 1984. Um dos pontos mais interessantes do filme é que seu nome é explicado por Travis e tudo acaba fazendo muito mais sentido.

Com direção de Wim Wenders e roteiro de Sam Shepard, Paris, Texas é um daqueles filmes que conseguem te fazer ficar satisfeito com todo o enredo. O trabalho do diretor nesse filme é excepcional. O filme possui 2 horas e 27 minutos de duração que vão fazer valer a pena.

Bom filme!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff