Clique pra ver o trailer

Donnie Darko cinema

Postado em: 3 de março de 2017

Cinema

Falar de Donnie Darko é bem mais complicado do que parece, porque é um filme complexo e intrigante e que assistir uma só vez, não te dá uma garantia que você vai conseguir dizer algo sobre. É o tipo de filme que se você não prestar bastante atenção, se não deixar o celular de lado e e evitar conversa, você pode perder detalhes que fazem toda a diferença.

O filme conta a história do excêntrico adolescente de 17 anos Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), que está no colegial mas despreza a maioria de seus colegas de escola. Donnie começa a ter visões com um coelho monstruoso de quase 2 metros de altura chamado Frank (James Duval). Na primeira visão de Donnie, Frank o tira de sua casa no meio da noite e diz que sabe a hora exata em que o mundo vai acabar: daqui 28 dias, 06 horas, 42 minutos e 12 segundos. À partir daí, uma série de eventos estranhos acontecem e o primeiro deles (e o principal) é que uma turbina de avião cai exatamente em cima do quarto de Donnie.

Em uma das visões de Donnie, Frank pergunta se ele acredita em viagem no tempo. Intrigado com essa pergunta, Donnie vai atrás de seu professor de Física, Dr. Kenneth Monnitoff (Noah Wyle), para entender melhor sobre o assunto e ao receber a informação de que uma pessoa muito inusitada, conhece muito bem sobre esse assunto e até escreveu o livro “Filosofia da Viagem no Tempo”, Donnie fica extasiado e animado com o que pode encontrar de respostas tanto no livro quanto indo atrás dessa pessoa. E, essa pessoa, nada mais é que Roberta Sparrow, ou Vovó Morte, uma senhora que todos os dias quase morre atropelada por sempre estar parada no meio da rua em frente a sua casa. E assim seguimos os passos de Donnie para que ele consiga entender a tempo qual é a missão que tem de cumprir. Durante todos esses acontecimentos, vemos também o caminhar de sua vida amorosa com Gretchen (Jena Malone).

Como já disse logo na introdução desta resenha, Donnie Darko é uma das histórias mais complexas que já assisti em toda a minha vida. Por isso deixei o aviso que este é um filme que você precisa assistir mais de uma vez para entender e tem que prestar atenção nos detalhes e diálogos, eles relevam informações importantíssimas para entender o final do filme. Donnie Darko tem várias teorias feitas por fãs, além da teoria original.

Com roteiro e direção de Richard Kelly, o filme se trata sobre viagem no tempo, universo tangente e as armadilhas necessárias para que Donnie complete sua missão. No elenco ainda contamos com Drew Barrymore (como profª Karen Polmeroy), Maggie Gyllenhaal (como Elizabeth Darko, irmã de Donnie), Patrick Swayze (como Jim Cunningham) e muito mais. O filme de ficção científica de 2001 é considerado um filme cult e contém uma das melhores trilhas sonoras que já vi, que se encaixam perfeitamente em cada cena e com letras que fazem parte dos detalhes que você deve prestar atenção.

E uma curiosidade legal é que a Editora Darkside lançou um livro com diversas curiosidades, entrevista com o diretor e o roteiro original do filme. Vale muito a pena conferir.

Bom filme e, provavelmente, boa leitura!

PS: Deixei esses gifs para retratar como Donnie Darko tem uns momentos bem legais só para dar mais vontade de assistir!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff