Clique pra ver o trailer

Os Capacetes Brancos cinema

Postado em: 28 de fevereiro de 2017

Cinema

Todos sabemos que está ocorrendo uma guerra civil na Síria. Mas o que a maioria de nós sabe, são os bombardeios e mortes que ocorrem todos os dias por lá. Os Capacetes Brancos vem para mostrar que ainda existem pessoas boas na Síria e que estão dispostas a ajudar os moradores que não deixaram suas casas e continuam em estado de perigo constante por lá.

O documentário de 40 minutos conta a história das pessoas que se voluntariaram para resgatar as vítimas de bombardeios por toda a Síria. Os Capacetes Brancos são pessoas comuns que atendem à chamados quando há bombardeios pelo país. O câmera segue os passos de alguns homens que, antes da guerra começar, exerciam profissões comuns, e que decidiram se voluntariar para os Capacetes. E assim, vão mostrando seu dia a dia, como agem quando ocorre um bombardeio, o resgate e o centro de treinamento que eles recebem na Turquia.

Os participantes do documentário contam sobre suas vidas pessoais, porque quiseram se voluntariar, história emocionantes de resgate que fizeram. É impossível não se sensibilizar ao ver o desespero nos rostos das vítimas e como a situação por lá é bem pior do que imaginamos.

Netflix fez um ótimo trabalho com esse documentário, conseguindo inclusive levar o Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem. O documentário em si é um soco no estômago que nos faz enxergar que estamos totalmente por fora do sofrimento real que as pessoas que moram lá, continuam passando. A cidade em que o documentário é filmado, é justamente Aleppo, a maior cidade da Síria.

Com direção e roteiro de Orlando von Einsiedel, esse documentário é uma boa pedida para todos que querem ver um pouco da situação da Síria e ter um pouco de esperança assistindo à esses voluntários realizarem esse trabalho tão difícil que é resgatar as pessoas, estejam elas vivas ou mortas.

Bom filme!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff