Clique pra ver o trailer

O Sol é Para Todos livros

Postado em: 12 de janeiro de 2017

Livros

O Sol é Para Todos é um famoso romance da autora Harper Lee, originalmente chamado To Kill a Mockingbird. O livro é narrado em primeira pessoa pela pequena Jean Louise, ou Scout que é o seu apelido, uma menina de 6 anos, órfã de mãe que conta a história sobre sua vida na pequena cidade de Maycomb, Alabama, durante a década de 1930, quando ocorreu a grande depressão. A pequena Scout narra com vívidos detalhes sobre a sua vida com seu pai Atticus, seu irmão Jeremy (Jem) e a cozinheira Calpúrnia.

Scout nos conta sobre suas aventuras durante as férias de verão, as peripécias para tirar Boo Radley de casa (um vizinho que nunca saía na rua), seus primeiros dias na escola, sobre seu namorico com Dill, um garotinho que passava as férias em Maycomb e sobre as pessoas da cidade em que mora e as particularidades de cada um. Mas a história começa a levar um ar mais sério quando Scout e Jem descobrem que estão falando mal de seu pai pela cidade. Quando questionam Atticus sobre o motivo de o estarem julgando, ele conta que é porque está defendendo um negro de um caso, o jovem Tom Robinson.

Na época em que Scout vivia, o preconceito contra negros era ainda pior do que hoje. Ainda existiam bairros negros, um branco não podia se relacionar com um negro, dentre outras coisas. E, como Atticus, um homem branco e advogado renomado estava defendendo o caso, e ainda queria defender o caso, é que a história começa a tomar um tom pesado. E vemos como o preconceito era enraizado nas pessoas. Por diversas vezes é relatado no livro como Atticus é uma pessoa diferenciada por estar defendendo Tom Robinson com tanta avidez.

O livro é dividido em duas partes, a primeira parte traça o perfil das pessoas da cidade e a segunda conta a partir do momento em que Atticus começa a defender o caso. É um livro que prende sua atenção, que te faz devorar a história para saber qual vai ser o final. É interessante a forma como a autora faz Scout contar de forma leve toda a sua história e o caso de Tom Robinson. E também vemos como as crianças tem a mente pura e com o tempo podem ser deturpadas pela convivência com os pensamentos das pessoas. Apesar da história ser pesada, afinal falar sobre racismo é sempre difícil, o livro é gostoso de ler.

Vencedor do Prêmio Pulitzer de Literatura, O Sol é Para Todos, recebeu uma adaptação para o cinema e se você é como eu, e gosta de assistir adaptações de livros logo após ler o livro, o título se encontra disponível na Netflix.

Bom livro e bom filme!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff