Clique pra ver o trailer

Mentes Perigosas cinema

Postado em: 19 de setembro de 2016

Cinema

Todo professor sabe como é difícil dar aula para adolescentes. Mas o que a ex oficial da Marinha, Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer), não esperava é que essa tarefa fosse ser mais complicada do que o normal.

Após passar anos sob o regime militar dos Estados Unidos, ela decide recomeçar lecionando a matéria de inglês em uma escola pública que seus amigo Hal Griffith (George Dzundza) também leciona. Mas só quando ela conhece a turma a qual daria aula, percebeu que não seria fácil assim. Seus alunos são pessoas pobres, negras e latinas que sofrem o preconceito na pele todos os dias, o que desencadeia uma rebeldia. Louanne tenta ensiná-los pelos métodos convencionais, mas logo percebe que não é assim que ela conseguirá a atenção e o respeito de seus alunos.

Ela então decide adaptar seus métodos e tornando a matéria interessante, fazendo com que seus alunos prestem atenção no que ela diz. Mas nem tudo são flores. Como em toda sala de aula normal há um representante, na sala de Louanne existe o maioral da sala, Emilio Ramirez (Wade Dominguez). De todas as barreiras que ela enfrenta, Emilio é a maior delas. Por ser o mais rebelde, a turma toda segue o que ele diz. Ou seja, para ela conseguir dar aula ela vai precisar da aprovação dele.

Mentes Perigosas é um filme que mostra a importância do professor na sala de aula, não só como compartilhador de conhecimento, mas como exemplo de pessoa também. A partir do momento em que os alunos percebem as tentativas de Louanne de fazê-los serem pessoas melhores, eles começam a dar valor ao que ela diz, o que acaba por criar um laço de amizade entre a professora e seus alunos.

Com direção de John N. Smith e roteiro de Ronald Bass, Mentes Perigosas é um dos melhores filmes dos anos 90, pela forma como ele abrange a realidade das pessoas que moram na periferia dos EUA e sobre a relação dos professores e do diretor com esses alunos. Destaque também para a trilha sonora do filme que já começa com Gangsta’s Paradise do Coolio e continua com Stevie Wonder, Jackson 5, Bob Dylan e muito mais. É um filme de conteúdo rico.

Bom filme e fale nos comentários o que você achou.

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff