Clique pra ver o trailer

O Pianista cinema

Postado em: 30 de agosto de 2016

Cinema

Existe uma variedade gigante de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e todos eles são capaz de nos emocionar de diferentes formas. Ganhador de três Oscars, uma palma de ouro e diversos outros prêmios importantes, O Pianista é um filme baseado na autobiografia de mesmo nome do pianista polonês Wladyslaw Szpilman, interpretado por Adrien Brody.

Wladyslaw costumava interpretar músicas clássicas em uma rádio de Varsóvia até que caíram as primeiras bombas na cidade. Inspirados pelas memórias do pianista, durante o filme é mostrado como ocorre a invasão alemã e a criação do Gueto de Varsóvia, locais onde os alemães erguiam muros e diziam que os judeus poderiam morar somente nestes locais. Até que houve a mudança para os campos de concentração, dos quais Wladyslaw conseguiu escapar com ajuda de amigos, e de pessoas que ele jamais pensou que pudessem o ajudar, e assim ele foi conseguindo sobreviver. Passando pelas mais difíceis situações, desde ficar dias sem comer até desidratação, sofrer de alguma doença e passar dias se tomar banho.

O filme é angustiante. Acompanhar as tentativas de sobrevivência de Wladyslaw durante todo o filme é de ficar vidrado na tela. É um filme que nos faz ver um pouco mais da realidade de como realmente era a rotina durante a Segunda Guerra Mundial, o preconceito alemão, as bombas e tiroteios diários, a tristeza, o desespero, o caos, a separação de famílias, o excesso de trabalho nos campos, as diversas mortes que acontecem ao redor e o desaparecimentos de pessoas especiais.

O roteirista Ronald Harwood junto com o diretor Roman Polanski conseguem trazer uma sensibilidade e uma perfeição ao filme, que nos permite criar uma empatia com o ator e com sua história e, até mesmo, aflitos com todas as situações que ele passa. A atuação dramática de Adrien Brody também é excepcional, fazendo com que este recebesse um Oscar de Melhor Ator pela sua performance. É um filme excelente e que recomendo sem pensar duas vezes para quem gosta de filmes sobre esse assunto.

Bom filme e comente aqui o que você achou!

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff