Clique pra ver o trailer

Emotion Sickness: A beleza lírica da música do Silverchair videos

Postado em: 27 de julho de 2018

Vídeos

Quem já era criança ou adolescente nos anos 90 sabe a quantidade de música boa que foi lançada naquela época. Boy bands estouraram, como Backstreet Boys e N’Sync; o pop-punk ganhou força com Blink-182, Good Charlotte e Simple Plan. Mas o rock alternativo teve sua vez com Silverchair. E hoje vamos falar sobre eles e sobre uma música que possui uma beleza lírica única: Emotion Sickness.

      A história do Silverchair

O nome veio do livro de C.S. Lewis:  As Crónicas de Nárnia:  A Cadeira de Prata. Que é literalmente o significado da banda.

A banda australiana nasceu em 1992 com o álbum de lançamento Frogstomp. A pegada inicial da banda era voltada para o grunge, mas depois de um tempo começou a se voltar para o rock alternativo. Originalmente, a banda possuía três integrantes, sendo eles: Daniel Johns (vocal e piano), Ben Gillies (bateria) e Chris Joannou (baixo).

Como começo de carreira, eles tocavam covers de bandas como Led Zeppelin, Nirvana, Black Sabath, dentre outros. Durante o intervalo das aulas, o grupo se reunia para ensaiar. Com isso, acabou chamando a atenção do jornal da cidade, o Newcastle Mercury, e passou a ter um local para ensaios. Eles participaram de diversas competições de bandas escolares, mas nunca conseguiram sucesso. Eles só foram deslanchar em 1994, quando venceram o concurso “Pick Me“.

Em 1999, a banda chegou ao seu auge com o disco Neon Ballroom. Neste álbum, com todas as letras compostas por Daniel Johns, o vocal abriu toda a sua vida. Colocando em forma lírica as doenças que sofria e um pouco sobre sua vida pessoal.

O álbum foi um sucesso. E Emotion Sickness foi o hit da época. A música chamou a atenção pela sua letra. Não demorou muito após o lançamento do CD, também foi lançado o videoclipe. E o casamento da letra com o clipe foi o que me fez falar sobre essa música.

Para quem não sabe, Emotion Sickness é uma música que fala sobre depressão, solidão e as doenças do vocalista do Silverchair, Daniel Johns. Uma das doenças de Johns já havia sido mencionada em Anna’s Song, que também pertence ao novo álbum. E vamos dissecar alguns dos elementos da música para vocês.

      Explicando Emotion Sickness

No início do clipe vemos o ator no meio da estrada, como se estivesse esperando alguma coisa ou alguém. Ele se encontra encharcado, como tivesse nadado de roupa e tudo. Um carro passa por ele, mas o pedido de ajuda que o ator faz não é o suficiente para chamar a atenção e fazer o carro parar. E então começa a batida inicial de Emotion Sickness.

Podemos ver uma borboleta presa em um copo e a pomba tentando escapar do quarto logo no início do clipe. Também temos um quadro onde o ator está embaixo do chuveiro, deixando a água cair que mostra que ele já não possui forças.  Ambos significam a prisão interna em que o ator do clipe se sente.

Após essas cenas, o ator se encontra em uma festa. Porém, ele não é visto conversando ou interagindo com ninguém, além da borboleta presa no copo. Ali, naquele lugar, ele se sente preso em uma convenção social a qual ele não queria estar. Ele se vê na borboleta que está presa no copo, não conseguindo arrumar uma escapatória.

As imagens da televisão não e as pessoas que passam pelo ator, não acarretam nenhuma reação dele, o que mostra sua apatia. Quando ele liberta a borboleta do copo, ele consegue finalmente se libertar da festa e decide ir embora dali.

No corredor, enquanto caminha de volta para seu quarto, ele encontra uma mulher que está com o olhar perdido no nada. Ele ignora e passa reto pela mulher, que em um outro quadro é vista chorando. Ao chegar em seu quarto, o ator deita na cama e começa a afundar. Ele escuta as pessoas se divertindo do lado de fora e vai até a porta. Mas desiste de tentar qualquer interação e decide continuar imerso na água, que é uma metáfora da solidão e depressão. E se deixa afogar na mesma.

O ator sai finalmente de seu quarto e aparecem quadros com ele no corredor, um menino afogado na praia, uma equipe fazendo busca por uma floresta e um carro parado esperando o trem passar. O mar representa a turbulência de emoções; o menino afogado é o ator; a espera pelo trem passar é a vida passando por seus olhos.

Quando a música vai para a sua batida mais pesada, a parte do “Get up, get up”, vemos que o ator sai de seu carro correndo, atravessando a floresta. Essa corrida é um jeito de tentar salvar a si mesmo, no passado, do afogamento. Enquanto isso vemos diversos quadros dele chorando no banheiro, mostrando que precisa de ajuda e não aguenta mais. Vemos depois disso tudo, a estrada passando em velocidade e parando no ator segurando o garoto afogado, como se o tivesse salvado.

      Cenas finais

As cenas finais do curta/videoclipe são também de arrepiar. O ator cai de joelhos e vemos diversas vezes a mesma cena, isso representa o problema físico do cantor da banda, Daniel. E enquanto o ator olha para fora da janela e observa a chuva, percebemos que ele ainda sente uma sensação de vazio. Depois disso, temos o ator indo em direção ao metrô e diversas pessoas que não fazem parte do seu dia, na fila esperando o metrô chegar.

Dentro do metrô vemos um quadro com três pessoas: o ator, um garoto de azul e uma menina. Vemos ali que o ator está olhando para a paisagem e não para as pessoas ali dentro. Na mesma cena temos o garoto de azul encharcado e soluçando. Quando o ator resolve olhar para as pessoas estão no vagão junto com ele, ele vê o menino de azul, seco e tranquilo.  Depois temos o foco totalmente voltado para o garoto de azul e ele encharcado de novo. Ele também está se afogando na depressão e não transparece para as pessoas de fora. Ele está sozinho. E a câmera volta o foco para o olhar vazio do ator. Essa, para mim, é uma das melhores cenas do videoclipe. O clipe se encerra com a equipe de resgate indo em direção a floresta.

Para mim, Emotion Sickness é um dos clipes mais belos, complexos e comoventes. É um curta metragem de arrepiar qualquer pessoa. Mas é necessário assistir mais de uma vez para captar todas as mensagens que ele transmite.

Espero que tenham gostado da explicação.

Comentem abaixo se vocês já conheciam a música e o que vocês acharam depois de assistir ao video clipe.

Stéphanie Freitas

Mineira, 29 anos, fã de ficar em casa assistindo filmes e séries e apaixonada pelo universo literário. Escrevo resenhas sobre tudo porque sempre tem alguém buscando o que tem pra ver. Escrevo sobre a vida no Medium: https://medium.com/@stephanielff